ciclista a prtaicar btt na serra

Por vezes, o piso é exigente.

GRANDE ROTA DO VALE DO CÔA ETAPA 2 - E MIUZELA-QUINTA NOVA

VALE DO CÔA - BTT

Após atravessar Vilar Maior e Badamalos, alcançada a Grande Rota do Vale do Côa (GRVC), o trilho segue junto à margem direita do Côa, ladeado por lameiros verdejantes, ponteados com grandes árvores.

O traçado atravessa as Ribeiras da Nave e de Vilar Maior e, mais adiante, o rio Côa, através de um pontão pedonal. Aqui é possível aceder à aldeia de Porto de Ovelha, através de um desvio não marcado (570 m). Siga o desvio BTT/Equestre da GRVC Porto de Ovelha/Jardo.

A GRVC prossegue por lameiros e antigas hortas até ao Sítio do Açude, onde é possível aceder à aldeia de Malhada Sorda, através de um desvio não marcado (2,9 km).

Trata-se de um percurso pedestre sobe até à aldeia de Jardo, descendo depois à foz do rio Noéme, onde é possível observar um conjunto interessante de moinhos.

Por campos, prados e bosques de sobreiro, o trilho continua pela margem esquerda do rio Côa, atravessa a linha férrea e segue até ao Porto de S. Miguel. Aqui, a GRVC cruza-se com a GR Aldeias Históricas (GR22). Existe um trilho alternativo, não marcado, até à aldeia histórica de Castelo Mendo (2,3km).

Até ao desvio para a aldeia de Castelo Bom existe um troço em estrada. O traçado continua por zonas de mata e bosques, ora mais próximo do rio, ora subido a encosta para ultrapassar zonas mais escarpadas, até chegar ao pontão Manuel José, onde atravessa o rio Côa. Neste ponto existe um desvio não marcado de acesso à aldeia de Aldeia Nova (3,0 km) e um desvio Equestre, que evita zonas pedregosas da etapa (Desvio Equestre Aldeia Nova).

cilcista a contemplar a paisagem do vale do côa

Há sempre uns momentos de contemplação entre as subidas e descidas do troço.

Já na margem direita do rio, a GRVC segue em direcção a Almeida, atravessando zonas de bosque, quintas e uma barragem. Ao chegar à EN340, a GRVC cruza-se com a GR Aldeias Históricas (GR22). Neste ponto é possível optar por seguir a GRVC pela rota Este, até Almeida, ou pela Rota Oeste, até Valverde.

O trilho Este sobe à vila de Almeida, passando no Convento do Senhor da Barca e entrando na fortaleza pelas portas duplas de Santo António.

A partir deste ponto o acesso a Almeida faz-se dentro da vila por desvio não marcado (546 m). O caminho contorna parte das muralhas da fortaleza de Almeida e segue depois pelo Arrabalde de Santo António rumo a Norte, pelos chamados Lameiros Pardos, uma área florestal de sobreiro e azinheira.

Junto ao Complexo Termal da Fonte Santa, é possível percorrer um desvio não marcado para visitar as antigas instalações das termas, junto ao rio Côa.

Daqui, a GRVC segue ao longo da encosta direita do rio Côa, atravessando uma extensa área de bosque e pastagens dispersas. Ao avistar os primeiros olivais, o trilho aproxima-se da aldeia de Cinco Vilas, que atravessa, iniciando depois, por estrada, a descida ao rio Côa. Uma vez alcançado o fundo do vale, o trilho é de pé posto até a Ponte Velha do Côa, uma das ruínas mais impressionantes de toda a rota.

A GRVC atravessa depois o rio por cima de um pontão sem guarda (apenas possível na primavera e verão). Neste ponto é possível aceder, por desvios não marcados, à aldeia de Vale de Madeira e também à sua praia fluvial.

De seguida, sobe-se a encosta até ao lugar de Pesqueiro, sendo aí possível aqui aceder, por desvio não marcado, à cidade de Pinhel. Finalmente, seguindo a Ribeira do Judeu e contornando o Barrocal, a etapa termina na aldeia de Quinta Nova, por desvio não marcado (1,8 km).

Fonte e Fotos Município do Sabugal | abr2024

64 Km Distância
420min Duração
Linear Sentido do percurso
1504m Altitude Min.
1317m Altitude Max.
Difícil Dificuldade

NOTA: Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.