praticante de btt a pssar uma ponte pedonal sobre uma ribeira

As ribeiras são uma constante da última etapa desta Grande Rota.

GRANDE ROTA DO VALE DO CÔA ETAPA 3 - QUINTA NOVA-MUSEU DO CÔA

VALE DO CÔA - BTT

Esta etapa inicia na aldeia de Quinta Nova. O acesso à Grande Rota do vale do Côa (GRVC) é feito por desvio não marcado (1,8 km). O trilho desce depois por áreas agrícolas abandonadas até às margens do rio Côa.

A rota percorre a margem esquerda do rio Côa até alcançar a foz da Ribeira das Cabras, que se atravessa (primavera e verão). Depois,  sobe a encosta até à Quinta da Cotovia, atravessando amplas zonas agrícolas e florestais até alcançar a aldeia do Azêvo.

O acesso à aldeia é feito por desvio não marcado. A rota continua a meia encosta, por caminhos murados e veredas com o Côa escarpado do lado direito, passando pelo lugar da Faia.

O caminho prossegue por quintas e amplas áreas rochosas até à aldeia de Cidadelhe, atravessa a aldeia e desce ao rio Côa, inicialmente por caminhos de pé posto e depois por estrada, até à Ponte da União. A parte seguinte sobe por estrada até à entrada da Reserva da Faia Brava.

A partir deste ponto, o trilho atravessa amplas zonas de sobreiro e azinheira, intercalados por olivais e pastagens, passa junto a um sobreiro centenário. Esta zona é propícia à observação de aves. Finalmente, a GRVC afasta-se do rio Côa, por olivais, amendoais e vinhas e chega à aldeia de Algodres. Atravessa a aldeia e segue por lameiros e zonas de matas e bosque, passando pelo sítio arqueológico da Olga Grande.

Segue-se a aldeia de Almendra, por olivais e vinhas. A aldeia é percorrida de sul para norte, passando pela igreja e seguindo depois por entre um manto de olivais e vinhas até à aldeia de Castelo Melhor, contornando o castelo pelo lado direito. O trilho segue por caminhos murados, entre olivais e vinhas, sendo possível aceder, através de desvio não marcado à Capela de São Gabriel, onde se tem uma vista panorâmica sobre todo o vale do rio Côa.

Siga pelo desvio BTT/Equestre da GRVC Orgal. É um caminho para norte que pass pela aldeia de Orgal e, mais à frente, após a travessia da ponte rodoviária (EN222), deve seguir-se pelo desvio Desvio BTT/Equestre Museu do Côa. Uma vez alcançado o topo da encosta, a rota segue por estrada até ao Museu do Côa.

Fonte e Fotos Municípios do Sabugal, Almeida e Figueira de Castelo Rodrigo | abr2024

62 Km Distância
360min Duração
Linear Sentido do percurso
1422m Altitude Min.
1668m Altitude Max.
Difícil Dificuldade

NOTA: Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.