três pessoas a caminhar na floresta

Etapa 5 têm 17 km de extensão e termina na Aldeia Histórica de Castelo Mendo.

GRANDE ROTA DO CÔA ETAPA 5 - VILAR MAIOR - CASTELO MENDO

VALE DO CÔA

Esta etapa inicia na aldeia de Vilar Maior. A descida até ao percurso da etapa 5 da Grande Rota do vale do Côa (GRVC) é feita por estrada e caminhos agrícolas, por trilho não marcado (4,4 km), atravessando a aldeia de Badamalos.

Alcançada a GRVC, o trilho segue junto à margem direita do Côa, ladeado por lameiros verdejantes, ponteados com grandes árvores. O traçado atravessa as Ribeiras da Nave e de Vilar Maior e, mais adiante, o rio Côa, através de um pontão pedonal. Aqui é possível aceder à aldeia de Porto de Ovelha, através de um desvio não marcado (570 m).

Existe também um desvio BTT/Equestre da GRVC com as extremidades marcadas (Desvio BTT/Equestre Porto de Ovelha/Jardo).

O percurso prossegue por lameiros e antigas hortas até ao Sítio do Açude, onde é possível aceder à aldeia de Malhada Sorda, através de um desvio não marcado (2,9 km).

Depois, segue-se uma subida até à aldeia de Jardo, descendo depois à foz do rio Noemi, onde é possível observar um conjunto interessante de moinhos. Por campos, prados e bosques de sobreiro, o trilho continua pela margem esquerda do rio Côa, atravessa a linha férrea e segue até a Porto de S. Miguel. Aqui, a GRVC cruza-se com a GR Aldeias Históricas (GR22). A etapa termina com a subida à aldeia de Castelo Mendo, através de um desvio não marcado (2,3 km).

Fonte e Fotos Município do Sabugal | abr2024

17 Km Distância
240min Duração
626m Altitude Min.
759m Altitude Max.
Difícil Dificuldade

NOTA: Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.