Os bosques de soutos e carvalhos são uma constante da Rota dos Castanheiros.

ROTA DOS CASTANHEIROS,

SERRA DA GARDUNHA

Aproveitando a temática dos castanheiros e das explorações agrícolas e as suas levadas, o percurso embrenha-se na diversidade do coberto florestal da encosta norte da Serra da Gardunha, seguindo por entre bosques de castanheiros e carvalhos, socalcos de cerejais, nascentes e linhas de água que são refúgios da vida vegetal e animal autóctone destes vales e encostas.

Partindo da aldeia de Donas - Rua do Terreiro - sobe-se sobre a A23, até à Quinta das Pedralvas. Iniciamos a subida em direção à serra. Atravessa-se um denso bosque de castanheiros, num ambiente florestal mágico e de uma enorme biodiversidade e contornamos a encosta deslumbrando-nos coma vista panorâmica sobre a Cova da Beira. Inicia-se a descida até à EN18.

Segue-se depois por breves instantes a EN345, e vira-se à esquerda em direção aos campos agrícolas de cerejais até ao cruzamento de S. Macário. Dai por diante, os cerejais acompanham-nos por toda a encosta até ao início da descida. Encontramos a "levada" por onde se deve seguir com o máximo de cuidado, visto que se trata de um caminho estreito. No final deste troço sobe-se por uma estrada de alcatrão até à capela de São Roque e Igreja Matriz, onde descendo a rua, à esquerda, termina o percurso.

Fonte e Fotos Município do Fundão | abr2024

ROTA

Início e fim: Rua do Terreiro, Donas.

Coordenadas: 40.1310860, -7.476472

Épocas aconselhadas: Primavera, Verão e Outono.

DOCUMENTAÇÃO

375m Altitude min.
450m Altitude máx.
Médio Dificuldade

NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.