Vale do Almourão, a garganta natural do rio Ocreza

Portas do Almourão, rio Ocreza.

OS SEGREDOS DO VALE DO ALMOURÃO,

GEOPARK NATURTEJO

O percurso começa pela travessia de um pinhal à saída da aldeia de Sobral Fernando. Pouco depois inicia-se uma subida ao longo da qual é possível contemplar o casario de Sobral Fernando, mas também a vizinha Foz do Cobrão e o Rio Ocreza, que faz de fronteira natural entre as duas povoações construídas na encosta da Serra das Talhadas. Após cerca de um quilómetro de subida chega-se a um miradouro. Além de ideal para recuperar o fôlego, o espaço possui um painel informativo sobre a história e a biodiversidade do local e três pontos de observação, através dos quais se podem apreciar as encostas escarpadas do vale Mourão e a avifauna local. Procure Grifos.

Esta ave imponente, cuja envergadura das asas chega aos 2,5 metros é presença frequente nestas bandas, tanto a planar como pousado nas rochas das encostas. Podem avistar-se também abutres e cegonhas pretas. Mas é preciso continuar e, a pouco mais de um quilómetro, encontra-se o ex-líbris do percurso: as imponentes portas do Vale Mourão, um monumento natural integrado no Geopark Naturtejo.

Nos quilómetros seguintes, a paisagem é de cortar a respiração. Destaque para o encontro entre a Ribeira do Alvito e o Rio Ocreza e o serpenteado de ambos ao longo do vale, mas também para a vegetação frondosa desta última fase do percurso. Pouco depois chega-se à pitoresca aldeia de Carregais.

Embora tenha pouco mais de seis quilómetros, as subidas e o tipo de terreno conferem-lhe um grau de dificuldade médio. No verão, deve usar-se roupa fresca e dar atenção à hidratação para combater as elevadas temperaturas que se fazem sentir nesta região. Mas é possível fazê-la ao longo de todo o ano.

 

ROTA

Início e fim: Sobral Fernando | Carregais, Proença-a-Nova.

Coordenadas: 39.7330384, -7.764212 | 39.761886, -7.759928

Épocas aconselhadas: Primavera, verão e outono.

 

DOCUMENTAÇÃO

Folheto informativo: aqui.

 

CONTACTOS ÚTEIS

Posto de Turismo de Proença-a-Nova: 274 672 667 

GNR (Proença-a-Nova): 939 623 269

Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova: 274 671 555

6,2Km Distância
Linear Tipo
2h Duração
149m Alt. Mínima
340m Alt. Máxima
Médio Dificuldade

 

NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.