Rota das Invasões, Vila Velha de Ródão.

Rota das Invasões, Vila Velha de Ródão.

ROTA DAS INVASÕES

GEOPARK NATUREJO

A Rota da Invasões inicia-se em Vila Velha de Ródão junto à urbanização localizada nas traseiras da Escola EB 2.3, no extremo sul. Imediatamente à esquerda da estrada de asfalto está a Bateria da Achada, cujo objetivo era o controlo da “estrada de carro” que ligava Castelo Branco ao porto do Tejo.

O caminho segue depois em ziguezague, em direção ao cimo da Serra das Talhadas. Na 2ª grande curva há um desvio à esquerda que leva à 2ª bateria, “Batarias”. Neste local, destaque para a vista panorâmica com especial relevo para as Portas de Ródão e o Castelo do Rei Wamba.

Ao reentrar no caminho principal segue-se o percurso ascendente durante 400 metros até encontrar, no lado esquerdo, antes do marco geodésico, a 3ª bateria, “Torre Velha”. Neste troço destaca-se a vista panorâmica sobre Vila Velha de Rodão e o rio Tejo.

Visitados os três monumentos militares, o percurso segue pela cumeada até ao 1º cruzamento de caminhos.

Castelo do Rei Wamba, Vila Velha de Ródão.

Castelo do Rei Wamba, Vila Velha de Ródão.

Neste cruzamento e no seguinte toma-se o caminho da esquerda, aquele que apresenta maiores vestígios de utilização.

Ao chegar à estrada asfaltada atravessa-se e seguem-se as placas que indicam ermida e castelo. Uma vez neste local propõe-se uma paragem para retemperar forças, observar os monumentos, a paisagem e o voo planado dos grifos que nidificam nas escarpas das Portas de Ródão, formando a maior colónia desta espécie em Portugal.

Do extremo sul da plataforma do castelo chama-se à atenção para a garganta das Portas de Ródão e, a jusante desta, para o Conhal, uma acumulação de blocos arredondados de quartzito numa área de vários hectares, na margem esquerda do rio Tejo, resultante da atividade da exploração aurífera durante a época romana.

Do castelo segue-se a descer por um antigo caminho que, ziguezagueando, leva à Barroca da Senhora. Após a passagem da linha de água sobe-se até à estrada de alcatrão e daí toma-se um trilho que parte desta e leva os caminheiros até à Urbanização da Achada, onde termina o percurso, a escassos 300 metros do local do seu início.

Ao longo do percurso importa prestar atenção a uma conjunto de áreas onde ocorrem núcleos de vegetação autóctone, de características mediterrânicas e onde se destacam o zimbro, rosmaninho, alecrim, murta e medronheiros.

 

ROTA

Início e fim: Traseiras EB 2.3, VV Rodão | Urbanização da Achada

Coordenadas: 39.655432, -7.67492739.654510, -7.675384

Épocas aconselhadas: Primavera, outono e inverno.

 

DOCUMENTAÇÃO

Folheto informativo: aqui.

 

CONTACTOS ÚTEIS

Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão: 272 540 300

GNR (Vila Velha de Ródão): 272 545 121

Bombeiros Voluntários de Vila Velha de Ródão: 272 541 022

9,1Km Distância
Circular Tipo
3h30m Duração
Médio Dificuldade

 

NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.