DESTINATURE ASSINA DECLARAÇÃO DE GLASGOW

A DESTINATURE – Agência para o Desenvolvimento do Turismo de Natureza é um dos signatários e parceiros de lançamento da Declaração de Glasgow para a Ação Climática no Turismo.

Apresentada neste dia 4 de novembro, na COP 26 Cimeira do Clima 2021, a “Declaração de Glasgow para a Ação Climática no Turismo” une o setor do turismo num caminho de ação catalisadora de soluções colaborativas para este desafio global, alinhando de forma transversal as empresas e destinos com esse compromisso. A Declaração de Glasgow destaca a necessidade de reforço da ação climática no setor do turismo, em linha com o compromisso de redução de pelo menos 50% de emissões nesta década e de descarbonização total, o mais depressa possível, antes de 2050.

Como signatária da “Declaração de Glasgow para a Ação Climática no Turismo”, a DESTINATURE compromete-se em alinhar as suas atividades com as recomendações científicas mais recentes, para que se evite um aumento da temperatura do planeta superior a 1.5°C até 2100, comparativamente aos níveis pré-industriais.

Da mesma forma, reforça o seu compromisso com a implementação de um plano interno de ação climática, que será definido sobre as 5 vias estabelecidas pela Declaração: Medir, Descarbonizar, Regenerar, Colaborar e Financiar, do qual será prestado publicamente o respetivo progresso, com periodicidade anual.

Sendo uma rede colaborativa que reúne cerca de 200 consorciados públicos e privados, cuja atividade se centra no foco temático do Turismo de Natureza, a partir da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE iNature, a DESTINATURE desenvolverá este trabalho num espírito colaborativo, partilhando soluções e boas práticas e disseminando informação.

Como consta da Declaração: “Uma transição para o objetivo de Zero Emissões até 2050 apenas será possível se a recuperação do setor turístico acelerar a adoção de práticas sustentáveis de consumo e produção e centrar a nossa definição futura de sucesso além do valor económico, particularmente na regeneração de ecossistemas, biodiversidade e comunidades”.

A implementação da Declaração de Glasgow é liderada pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas, em colaboração com a Travel Foundation e a iniciativa Tourism Declares a Climate Emergency, no âmbito do Programa de Turismo Sustentável One Planet.