GRUTAS DA MOEDA: UMA VIAGEM AO CENTRO DA TERRA

Localizadas em S. Mamede, concelho da Batalha, apenas a 2km de Fátima, estas grutas foram descobertas em 1971 por dois caçadores que perseguiam uma raposa que se terá refugiado num algar existente no meio do bosque. Movidos pela curiosidade, entraram e percorrendo o seu interior aperceberam-se da sua beleza natural, com galerias repletas de inúmeras formações calcárias.

Durante vários meses o local foi sendo explorado pelos dois homens, permitindo a descoberta de várias galerias que se viriam a revelar de interesse científico e turístico e que hoje fazem parte da área visitável da gruta. Posteriormente, uma equipa de geólogos e espeleólogos confirmou o seu interesse científico, havendo desde esta fase e até aos dias de hoje, uma profunda preocupação na preservação rigorosa da gruta e de toda a área envolvente.

A cada uma das salas e galerias foram atribuídas denominações, sugerindo diferentes imagens: Lago da Felicidade, Sala do Presépio, Pastor, Cascata, Cúpula Vermelha, Marítima, Capela Imperfeita, Abóbada Vermelha e Fonte das Lágrimas. A extensão visitável da Gruta é de 350 metros e a sua profundidade é de 45 m abaixo da cota de entrada. A temperatura ronda os 18.º C, mantendo-se constante todo o ano.

Fonte Grutas da Moeda

PROGRAMAS

Centro Interpretativo das Grutas da Moeda, Fátima.

A Gruta e o Cica gm

Visitas guiadas à gruta e ao Centro de interpretação Científico-ambiental (CICA gm). (Ver programa)

Atividades Outdoor

4 Programas adequados ao tempo e 
à dinâmica dos visitantes (Ver programas)

Escolas

Programas e workshops indicados aos vários ciclos de ensino. (Ver programas)

Contactos

Grutas da Moeda Largo das Grutas da Moeda s/n

2495-028 São Mamede