A Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE iNature – Turismo Sustentável em Áreas Classificadas assenta na valorização e consolidação da marca associada ao foco temático do Turismo de Natureza nas áreas classificadas da Região Centro, visando nomeadamente operar sobre a capacidade de inovação deste recurso na diferenciação da oferta regional, na criação de postos de trabalho e reforço do empreendedorismo na região.
O selo iNature é uma marca qualificadora que representa uma vantagem competitiva do território, pela articulação entre agentes na dinamização da oferta temática, no reforço da capacidade de atração e na organização de ações transversais com reforçado potencial de sucesso.
Territorialmente, congrega os principais territórios de elevado potencial natural da Região Centro
A rede constituída por estas unidades territoriais define uma estratégia integrada de ações que visam capacitar o território regional para atividades de pedestrianismo, BTT, montanhismo e birdwatching, entre outras na dinamização do potencial intrínseco dos recursos endógenos deste território para a afirmação de uma oferta de excelência no domínio de Turismo de Natureza correspondente às tendências e motivações que definem o mercado de procura turística.
iNATURE, A MINHA NATUREZA
Um destiNo de Turismo de Natureza definido por uma rede de 12 territórios no iNterior da Região Centro de Portugal, onde a descoberta de montanhas, rios e aldeias, nos proporciona experiências iNesquecíveis.
Uma região onde se concentra a maior densidade de património natural classificado do país, numa fronteira diversa entre Norte e Sul, entre Portugal e Espanha, na convergência entre paisagem atlântica e mediterrânea.
Uma rede que se aventura nas Grandes Rotas, nos percursos pedestres e de BTT, que se detém na observação de aves e de um património geológico único, com um calendário de animação que se prolonga pelas estações do ano e que se envolve com a identidade cultural e autêntica das suas gentes.
Um horizonte aberto onde a transumância dos pastores e dos rebanhos se cruza com a Arte na paisagem, num território diverso que resiste e recupera, na defesa do equilíbrio sustentável entre Homem e Natureza, da sua biodiversidade e das práticas ancestrais de preservação da paisagem e dos seus múltiplos usos.
Uma diversidade de ambientes naturais que propõe a pureza do ar e das águas minerais, os sabores intemporais da gastronomia tradicional e as práticas de uma ruralidade quotidiana que procura o equilíbrio do Homem com a Natureza.
Uma plataforma de cooperação, entre parceiros públicos e privados unidos numa raiz comum, disposta a contribuir para a definição de um modelo de gestão das áreas naturais classificadas, sustentável e participado, que valorize ambiental, social e economicamente estes territórios, construindo pontes que ligam o passado ao presente.
Um destiNo onde a inovação e a sustentabilidade seguem no mesmo trilho.
Ser iNature é…
01 | Preparar a viagem, recolhendo informação sobre o destino
02 | Viajar em meios de transporte amigos do ambiente
03 | Escolher estabelecimentos com consciência ecológica
04 | Respeitar o património e comunidade local
05 | Explorar o território a pé ou de bicicleta
06 | Preservar os habitats e a biodiversidade
07 | Seguir as indicações e regras de segurança ao longo dos percursos
08 | Comunicar qualquer dano contra a Natureza
09 | Reduzir a pegada ecológica de cada viagem
10 | Preferir refeições, recordações e produtos locais
11 | Registar os melhores momentos da viagem
12 | Partilhar a experiência e passar a palavra!