PERCURSO DO ESPÍRITO SANTO,

RESERVA NATURAL DA SERRA DA MALCATA

Este percurso pedestre atravessa uma paisagem profundamente humanizada moldada ao longo dos tempos pelo uso do fogo e do corte e do arado, onde se misturam carvalhais e matos de giesteira-das-serras e giesteira-branca com lameiros, searas de centeio e algumas manchas de pinheiro-bravo. É bem provável que se encontrarem espécies como o gato-bravo, coelho, gralhas-pretas e gado das aldeias de Quadrazais e Vale de Espinho (concelho do Sabugal).

O percurso tem início próximo da Capela do Espírito Santo, à saída de Quadrazais em direção a Vale de Espinho. Cerca de 500 metros após sair de Quadrazais encontrará uma placa a indicar a capela. Vire à direita e a 300 metros, aproximadamente, existe uma ponte sobre o rio Côa. Atravesse-a e alguns metros depois encontrará uma placa a assinalar o início do percurso.

ROTA

Início e fim: Zona de Lazer junto ao rio Côa.

Coordenadas: 40.312773, -6.986779

Épocas aconselhadas: Todo o ano.

DOCUMENTAÇÃO

112m Descida Acum.
112m Subida Acum.
Fácil Dificuldade

NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.