grupo de ciclistas na nascente do rio côa

Grupo de ciclistas na nascente do rio Côa, o início da Grande Rota do Vale do Côa.

GRANDE ROTA DO VALE DO CÔA ETAPA 1 - FÓIOS-MIUZELA

VALE DO CÔA - BTT

A etapa inicia em Fóios, junto à nascente do Côa, na Serra de Mesas. Esta parte do traçado da Grande Rota do Vale do Côa (GRVC) é em parte coincidente com a Pequena Rota Nascente do Côa (PR3 SBG). A partir de Fóios, o caminho faz-se ao longo da margem esquerda do rio, ladeado por bosques, lameiros e pastagens.

Depois da subida à Cruz Alta, a descida até Vale de Espinho permite a visita a vários moinhos, incluindo a Azenha do Peça, local de travessia do rio, e o Moinho do Engenho. O trilho entre Vale de Espinho e Quadrazais faz-se pela margem direita do rio Côa até ao Moinho do Rato, onde se atravessa o rio pelo pontão pedestre, contornando depois o Cabeço do Colmeal e o Alto da Vinha.

Após o desvio para a aldeia de Quadrazais, o trilho sobe por montes e bosques da Reserva Natural da Serra da Malcata, até ao Alto da Machoca, local com vista privilegiada sobre o Côa e a cidade do Sabugal.

O percurso segue junto à barragem do Sabugal, pela margem esquerda. Antes da chegada ao Sabugal, é possível ainda aceder à praia fluvial, assim como visitar o Moinho do Zé Ricardo. A etapa atravessa a cidade do Sabugal e existem pontos de cruzamento com a Grande Rota das Aldeias Históricas – GR22. o trilho é coincidente com o percurso pedestre Pequena Rota Meandros do Côa (PR1 SBG) e com os percursos 3,4 e 5 do Centro de BTT do Sabugal.

cilistas na serra da malcata

A Grande Rota do vael do Côa são 222 km de desafio constante.

Após terminar o desvio, o trilho passa agora ao largo de Rendo, atravessando o rio junto ao Moinho do Delfim e seguindo pela margem esquerda, por lameiros e pastagens até à Quinta dos Moinhos. Aqui o caminho volta a atravessar o rio Côa, seguindo por quintas, montes e bosques, até se avistar a aldeia de Rapoula do Côa. Após atravessar a aldeia de Rapoula do Côa, alcançando a GRVC, o trilho mantém-se junto à margem esquerda do Côa, atravessando caminhos agrícolas até ao sítio da Ínsua.

É possível aceder à aldeia de Vale das Éguas, através de um desvio não marcado (2,1 km) e à praia fluvial de Vale das Éguas (700 m). A GRVC prossegue por bosques e prados até à Ribeira do Boi, que é possível atravessar durante a Primavera, Verão e parte do Outono.

Depois de atravessada a Ribeira do Boi, sobe por caminhos agrícolas até à aldeia de Seixo do Côa e volta a descer por estrada até alcançar de novo do rio Côa e a praia fluvial de Seixo do Côa.

Depois de atravessar Valongo do Côa, sigue-se por estrada até à Ponte de Sequeiros. Atravessada a ponte, existe um desvio não marcado que permite o acesso a Cerdeira do Côa. A etapa segue junto à margem esquerda do Côa, até alcançar a estrada e a Ponte José Luís. Após, existe um desvio não marcado que permite o acesso à aldeia de Miuzela e à praia fluvial de Badamalos.

O final da etapa consiste na travessia da Ponte José Luís e na subida até à Vilar Maior por estrada e caminhos agrícolas, passando também na aldeia de Badamalos, em desvio não marcado (4,4 km).

Fonte e Fotos Município do Sabugal | abr2024

69.7 Km Distância
420min Duração
Linear Sentido do percurso
1456m Altitude Min.
1852m Altitude Max.
Médio Dificuldade

NOTA: Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.