NA ROTA DOS MOINHOS DO BUSSACO

SERRA DO BUSSACO

A PR2 PCV Na Rota dos Moinhos do Bussaco é um percurso circular que tem início e fim na Portela da Oliveira, um dos pontos mais altos da região e onde se preservam os moinhos de vento, um dos patrimónios mais característicos e emblemáticos do concelho de Penacova.

A caminhada começa a entrar na floresta da Mata do Bussaco em direção às aldeias de São Paulo e Aveledo, lugares onde se poderá observar algumas formas tradicionais de agricultura.

Após estas aldeias, avista-se a charca e segue-se na direção da aldeia de Carvalho, onde se poderão visitar o Pelourinho e a Igreja Matriz. Carvalho, hoje uma freguesia do concelho de Penacova, foi outrora uma importante localidade da geografia regional. Foi instituída vila e sede de concelho no século XII e recebeu foral Manuelino em 1514, data apontada como a da construção do Pelourinho. Pelo caminho até à aldeia atravessa-se uma enorme mancha de pinheiro manso.

Alcançado cume da serra, a caminhada segue até ao final, no local onde começou, na Portela da Oliveira.

É um trilho muito bonito que percorre a paisagem serrana, onde a natureza, a história e as gentes se misturam à volta do universo dos moinhos de vento, e do vasto acervo patrimonial de artefactos ligados à atividade e vida dos moleiros, aliás, patente no museu Vitorino Nemésio.

NOTA: Deve realizar-se no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. é um percurso exigente devido à extensão e aos 570 metros de desnível acumulado. 

Fonte e Fotografias: Câmara Municipal de Penacova

 

ROTA

Início e fim: Moinhos da Portela de Oliveira.

Coordenadas: 40.303218, -8.306116

Épocas aconselhadas: Todo ano.

 

DOCUMENTAÇÃO

Folheto informativo: aqui.

 

CONTACTOS ÚTEIS

Posto de Turismo de Penacova: 239 470 300

GNR (Penacova):239 470 160

Bombeiros Voluntários de Penacova: 239 477 469

10,5Km Distância
Circular Tipo
3h30m Duração
117 Alt. min.
476 Alt. máx.
Difícil Dificuldade

 

NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.