CAMINHO DO XISTO VILLA PAMPILHOSA,

SERRA DO AÇOR

É um percurso circular com início e fim no Villa Pampilhosa Hotel. Começa por descer até ao edifício Monsenhor Nunes Pereira, passa pelas traseiras do edifício da GNR e faz a sua ligação ao rio Unhais, que é atravessado na ancestral, histórica e libertadora ponte Covilhã.

Já na margem direita do rio, num trilho verdadeiramente deslumbrante, chega à aldeia das Malhadas, onde sobe de novo até à estrada que liga a vila ao designado alto concelho.

Após uma ligeira subida inicia-se a aproximação à praia fluvial de Pampilhosa da Serra. Aí chegados faz-se a travessia na ponte pedonal situada na praia, junto à ponte sobre o Rio Unhais. Passando a porta da Igreja Matriz, alcança-se o Largo da antiga Câmara Municipal - Praça Barão de Louredo, onde se situa agora o Museu Municipal. Daqui ao Santo António é rápido.

No Cruzeiro vira-se à direita e, num caminho mágico, percorre-se a vila de Pampilhosa da Serra durante cerca de 3 km. De chegada à vila, o percurso passa aos pés do Cristo Redentor e segue pela rua Paulo Piedade onde, cortando pelo beco dos cortinhais, chega-se ao centro da vila e avista-se avistando o Villa Pampilhosa Hotel, no topo da colina.

NOTA: O percurso deve ser feito no sentido contrário aos ponteiros do relógio.

Fonte Folheto Informativo | Fotos Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra.

ROTA

Início e fim: Hotel Villa Pampilhosa, Pampilhosa da Serra

Coordenadas: 40.043929, -7.946572

Épocas aconselhadas: Todo o ano.

DOCUMENTAÇÃO:

373m Altitude min.
473m Altitude máx.
Médio Dificuldade

NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.