Uma obra-prima da arquitetura medieval.
Localizada no concelho do Sabugal, distrito da Guarda, a Ponte de Sequeiros ergue-se sobre as águas tranquilas do rio Côa, oferecendo aos visitantes uma experiência que conjuga história e natureza em perfeita harmonia.
A Ponte de Sequeiros situa-se mais concretamente na freguesia de Vale Longo, numa zona rural que encanta pela sua serenidade e beleza paisagística.
MAPA
Clique e saiba como chegar à Ponte de Sequeiros
Fronteira enre os reinos de Portugal e Leão até 1297.
Construída no século XIII, em granito, é uma ponte de arquitetura medieval de estilo românico, que assenta em três anos de volta perfeita, pilares reforçados e uma torre numa das extremidades. Era uma ponte robusta e funcional e um exemplo da mestria da engenharia da época.
Principais características da ponte:
Ponte foi também um marco importante nas Invasões Francesas.
Historicamente, a Ponte de Sequeiros desempenhou um papel estratégico fundamental. Serviu como importante ligação entre as regiões de Guarda e Sabugal, facilitando o comércio e a circulação de pessoas. Foi fronteira entre o reino de Portugal e Leão até 1297, ano da assinatura do Tratado de Alcañices que estipulou que as terras de Ribacôa fossem integradas no reino de Portugal.
Mais tarde, foi palco de momentos marcantes, como escaramuças durante as Invasões Francesas e ponto estratégico em rotas comerciais medievais, incluindo escaramuças militares e importantes rotas comerciais.
O belo rio Côa.
O enquadramento paisagístico da Ponte de Sequeiros realça ainda mais a sua importância. Inserida numa zona de elevada beleza natural, o local oferece uma envolvente verdejante composta por:
A Ponte de Sequeiros é muito mais do que um ponto de passagem, é uma ligação viva entre passado e presente, uma lição de histórica com a natureza e o rio Côa como principais protagonistas. Passe por lá!
Fonte e fotos iNature | agosto 2025.