Lapa da meruje, um lago artificial no topoda serra do caramulo

Lapa da Meruje.

UM OLHAR SOBRE O MUNDO RURAL,

PNL VOUGA-CARAMULO

Este percurso tem início no coração da Serra do Caramulo, junto à Barragem da Meruje, um espelho de água de enorme beleza que transmite uma agradável sensação de serenidade.

Na paisagem circundante elevam-se imponentes blocos graníticos, de diferentes tamanhos e formas, que nos arrastam pelo nosso imaginário. Tantas vezes moldados pelo homem, estes foram dando origem a autênticas obras de engenharia, como comprova o Dólmen da Lapa da Meruje, que se ergue neste local.

Vista aérea sobre a aldeia do couto no topo da serra do caramulo

Vista aérea sobre a Aldeia do Couto.

Daqui o trajeto segue, em grande parte, por calçadas lajeadas e muradas, em direção às aldeias da Abelheira e do Couto, numa paisagem marcadamente rural, onde ainda é comum o encontro com pequenos rebanhos, acompanhados pelos seus pastores. Aqui, as paisagens que hoje contemplamos, são resultado das ações do homem que as moldou de acordo com as suas necessidades, promovendo pastagens, construindo pontes, poldras e moinhos, canalizando os rios para a rega e desbravando socalcos para poder cultivar a terra.

O trajeto encaminha-se depois para as margens do rio Couto, fazendo a sua travessia por uma bela ponte em pedra em direção à aldeia de Carvalhal de Vermilhas. A ladear este troço subsiste uma harmoniosa combinação de árvores que contribui para a enorme biodiversidade desta zona. Certas espécies como o pica pau, a coruja do mato e o chapim dependem destes bosques para sobreviver. Agora ganhamos forças para seguir rumo ao final, a Barragem da Meruje.

NOTA: O percurso deve ser feito no sentido contrário aos ponteiros do relógio. 

 

ROTA

Início e fim: Lapa da Meruje, perto da barragem.

Coordenadas: 40.640883, -8.140389

Épocas aconselhadas: Todo o ano.

 

DOCUMENTAÇÃO

Folheto informativo: aqui.

 

CONTACTOS ÚTEIS

Posto de turismo de Vouzela: 232 740 070

GNR (Vouzela): 232 740 730

Bombeiros Voluntários de Vouzela: 232 772 096

9,4 Km Distância
Circular Tipo
2h45m Duração Estimada
941 Altitude Máxima
648 Altitude Mínima
Médio Grau de dificuldade

 

NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.