sinalética de rotas pedestres

uma aventura pelas encostas da Serra da Lousã.

SERRA DA LOUSÃ,
ROTA DOS SERRANOS

A rota tem início no Castelo da Lousã na direção a Porto Pisão através de um caminho florestal. Inicia-se de seguida uma descida ao longo da Ribeira de São João até chegar à Central Termoelétrica da Ermida, onde se atravessa a ribeira através de uma ponte metálica. Aqui começa uma subida ingreme até chegar a um cruzamento à direita, em direção à aldeia do xisto do Talasnal.

Da Aldeia do Xisto. segue-se em direção a Chiqueiro e, após travessia da Ribeira da Vergada alcança-se um estradão florestal. Continua-se a subida na companhia do pinhal até chegar à aldeia do Chiqueiro. Segue-se depois em direção à aldeia de Casal Novo por uma estrada florestal ladeada por pinheiros, eucaliptos e alguns carvalhos.

Na aldeia, é só seguir as placas de sinalização até à saída, onde se inicia uma descida até ao Cruzeiro, local onde se começa a avistar o ponto de partida, o Castelo da Lousã.

Nota: Atenção ao percurso escorregadio no inverno e nos dias precedidos de chuva.

 

ROTA

Início e fim: Castelo da Lousã.

Coordenadas: 40.100833-8.235555

Épocas aconselhadas: Todo o ano.

 

DOCUMENTAÇÃO

Folheto informativo: aqui.

 

CONTACTOS ÚTEIS

Posto de Turismo da Lousã: 239 990 040

GNR (Lousã): 239 990 060

Bombeiros Municipais da Lousã: 239 990 530

6,4Km Distância
Circular Tipo
3h Duração
250 Alt. Mínima
700 Alt. Máxima
Difícil Dificuldade

 

NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.