Estradão a caminho da aldeia Vale de Prazeres. Rota da Portela da Gardunha.

Estradão a caminho da aldeia Vale de Prazeres. Rota da Portela da Gardunha.

ROTA DA PORTELA DA GARDUNHA,

SERRA DA GARDUNHA

A rota inicia-se na aldeia de Alcaide, na praça Comendador Joaquim Gil Pinheiro, para sul, em direção ao Chafariz do Souto e à encosta norte da serra. Atravessa-se uma estrada alcatroada e ruma-se em direção ao marco geodésico da cortiçada através de uma densa floresta de pinheiros. Na subida pode vislumbrar-se toda a Cova da Beira até à Serra da Estrela.

Pelo caminho, cruza-se a variante PR6.1 que divide a meia encosta em direção a Vale de Prazeres, e podem contemplar-se as magníficas planícies do sul. Ao chegar à linha do caminho de ferro, que se atravessa por um pequeno túnel, segue-se pela direita na estrada da estação até a rotunda e vira-se à direita para a Rua Aurélio Pinto Castelo Branco. De seguida, atravessa-se a aldeia de Vale de Prazeres e, à saída da aldeia, encontra-se um chafariz onde nos podemos refrescar. Atravessa-se novamente a linha do caminho de ferro e, pela direita, segue-se por caminho de terra outrora utilizado pela povoação e por pastores transumantes na ligação às "campinas" da Idanha à Serra da Estrela.

A subida continua entre sobreiros e eucaliptos, até se chegar à Portela da Gardunha, também conhecida como Portela de Alpedrinha, onde se encontra o acesso à variante PR6.1, ponto de contemplação lembrado pelo geografo Orlando Ribeiro: "…o contraste é impressionante entre as serranias que, pelo norte, barram o horizonte próximo e o planalto a que não se vê o fim...". Aqui dá-se inicio à descida de regresso ao Alcaide. A imagem da Cova da Beira, os castanheiros e as cerejeiras acompanham-nos até ao ponto de partida, na aldeia de Alcaide.

 

ROTA

Início e fim: Praça Comendador Joaquim Gil Pinheiro, Alcaide.

Coordenadas: 40.1320281, -7.4394475

Épocas aconselhadas: Primavera, Verão e Outono.

 

DOCUMENTAÇÃO

Folheto informativo: aqui.

 

CONTACTOS ÚTEIS

Posto de turismo do Fundão: 275 779 040

GNR (Fundão): 275 759 030

Agência de Desenvolvimento Gardunha 21: 275 779 060

10,3Km Distância
Circular Tipo
3h40 Duração
535m Altitude min.
750m Altitude máx.
Médio Dificuldade

 

NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.