CAMINHO DO XISTO ROTA DO RIO UNHAIS,

SERRA DO AÇOR

É um percurso linear que tem início junto à praia fluvial da Barragem de Santa Luzia em direção ao dique da Barragem de Santa Luzia – uma das mais antigas de Portugal. Inaugurada em 1942, possui 76 metros de altura e um comprimento de coroamento de 115 metros.

Ao subir, o percurso passa na Capela de Santa Luzia e no miradouro, onde se pode contemplar as magníficas vistas sobre a barragem e a albufeira de Santa Luzia. Ao descer, passa a norte do lugar de Vale Grande. Aqui, pode-se contemplar a paisagem das imponentes cristas quartzíticas, que fazem de suporte à Barragem de Santa Luzia.

Seguindo por trilhos até aldeia de Cabril, conhecida pelas suas ruas estreitas e arquitetura singular, é fácil perder-se na imensidão do horizonte. O percurso segue depois em direção à Foz do Ribeiro. Nesta aldeia é bem vincada a utilização do xisto na arquitetura. A pedra está presente em toda a edificação da aldeia com a arte ancestral da sobreposição.

Depois da aldeia, o rio Unhais, quase sempre presente, será atravessado para a margem esquerda. Seguindo por trilhos que atravessam uma paisagem selvagem, e onde o silêncio é apenas interrompido pelo som da água corrente do rio e pelo chilrear dos pássaros. Aqui, a paisagem é imaculada, uma vez que há poucos vestígios de civilização nas proximidades, até que se chega à aldeia da Ereira. Deste ponto, o percurso segue por uma levada ao longo do vale do rio Unhais, em direção à Pampilhosa da Serra. Mais uma vez, a paisagem é deslumbrante, no entanto, com vestígios de alguns moinhos, que outrora moíam as produções de milho e centeio das encostas férteis do rio. Estas encostas eram também aproveitadas para o cultivo de cereais e hortícolas. O final culmina com a chegada à Pampilhosa da Serra.

NOTA: O percurso pode ser feito nos dois sentidos, embora o aconselhado seja Pampilhosa da Serra>Casal da Lapa. Embora não seja um percurso de dificuldade elevada, os mais de 18 km de extensão poderão ser um desafio para os caminhantes menos experientes.

Fonte Folheto Informativo | Fotos Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra.

ROTA

Início e fim: Pampilhosa da Serra | Casal da Lapa, Pampilhosa da Serra

Coordenadas: 40.044889, -7.94778640.090135, -7.851993

Épocas aconselhadas: Todo o ano.

DOCUMENTAÇÃO:

383m Altitude min.
709m Altitude máx.
Médio Dificuldade

NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.