ROTA DA TAUROMAQUIA,

SICÓ-ALVAIÁZERE

A Rota da Tauromaquia tem início no Largo da Igreja de Nossa Sr.ª das Neves em direção ao Largo da Praça Velha, onde podem ser apreciados o Palanque dos Duques de Aveiro e o Forno Tradicional das Festas do Bodo.

Saindo da vila em direção a Vila-Cã, atravessa-se uma ponte sobre a Ribeira de Valmar, vira-se à direita e segue-se rumo à Capela da Senhora das Virtudes e a Garriapa. Ao subir pela rua principal toma-se a terceira saída à esquerda seguindo, novamente, por caminhos rurais entre zonas de mato e terrenos de cultivo.

De seguida, passa-se uma estrada de alcatrão até que, continuando calmamente em caminhos rurais, se chega à Capela dos Lameiros e à Aldeia dos Pousios. Nesta localidade, a GR26 passa ao lado de uma mina de carvão cuja entrada abateu.

Quando o trilho desemboca numa estrada de alcatrão, descem-se alguns metros para depois subir por um trilho de pé posto aos baldios da Cumeeira. Ao chegar ao cimo desta cumeada, o percurso segue sempre pelo topo em direção a Pombal, passando na Mata da Rola e subindo ao Castelo Templário de Pombal, para depois percorrer a zona histórica: Torre do Relógio Velho, Praça Marquês de Pombal (com a Igreja Matriz, o Celeiro e a Cadeia), terminando no Jardim das Tilias, ao lado dos Paços do Município (Igreja do Cardal e Convento de Santo António).

NOTA: Percurso de relativa facilidade, pesar da longa extensão. Tem 314 metros de desnível positivo. Aconselhada a realização entre os meses de setembro e junho.

Fonte e fotografias Câmara Municipal de Pombal, Terras de Sicó e folheto informativo da rota.

ROTA

Início e fim: Largo da Igreja de N. Sra. das Neves - Abiúl | Jardim das Tílias, Pombal

Coordenadas: 39.872748, -8.538706 | 39.915282, -8.629691

Épocas aconselhadas: outono, inverno e primavera..

DOCUMENTAÇÃO

77 Alt. Mínima
206 Alt. Máxima
Fácil Dificuldade

NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.