Destinature junta-se ao Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) e assina a declaração Tourism Declares

 A Destinature – Agência para o Desenvolvimento do Turismo de Natureza subscreveu a iniciativa Tourism Declares, que apoia empresas, organizações e profissionais do turismo na declaração de emergência climática, a tomar ações consequentes na redução das sua pegada de carbono e, assim, ir ao encontro dos objetivos do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) na redução das emissões globais de carbono em 55% até 2030, face aos níveis de 2017.

Tendo como propósito fundamental da sua atividade o desenvolvimento sustentável do turismo de natureza, a Destinature associa-se assim a mais de 250 organizações e empresas de todo o mundo no sentido e promover um trabalho conjunto de resposta aos desafios urgentes que as alterações climáticas colocam à atividade turística e à sua sustentabilidade.

Como todos os signatários, assumimos os seguintes compromissos:

  1. Desenvolver um “Plano de Emergência Climática” nos próximos 12 meses que estabeleça as iniciativas para a redução de emissões de carbono a implementar até 2030.
  2. Divulgar a Declaração de Emergência Climática, e rever e divulgar anualmente o cumprimento dessas iniciativas.
  3. Aceitar a indicação do IPCC que define a necessidade de reduzir as emissões globais de carbono em 55% dos níveis de referência de 2017, a cumprir até 2030 para manter o aquecimento global abaixo dos 1,5°C.
  4. Motivar fornecedores e parceiros a aderir a esta Declaração, partilhar as boas práticas e participar ativamente no desenvolvimento desta comunidade colaborativa.
  5. Defender ativamente a mudança sistémica para acelerar a transição para uma atividade turística com níveis significativamente baixos de emissões de carbono.

Apelamos a que considerem a subscrição da declaração em www.tourismdeclares.com e acompanhem os desenvolvimentos da iniciativa no Twitter, Facebook e Linkedin.