I JORNADAS DE NATUREZA SAÚDE E BEM-ESTAR

No dia 28 de julho, a vila de Luso recebe as I Jornadas de Natureza, Saúde e Bem-estar, um evento que pretende abordar as novas tendências na área das atividades baseadas na natureza e os seus impactos na saúde e bem-estar das pessoas, mas também no seu aproveitamento no contexto turístico, e da sensibilização e valorização das florestas.

Este evento, promovido pela Destinature - Agência para o Desenvolvimento do Turismo de Natureza, com o apoio do Turismo Centro de Portugal, Grande Hotel de Luso e a Fundação Mata do Bussaco, será o primeiro evento com enfoque nos Banhos de Floresta e na Terapia de Floresta, duas atividades baseadas na natureza cujos benefícios para o bem-estar e saúde humanas começam a ganhar tração no campo científico. 

No Japão, a prática Shinrin-yoku – Banhos de Floresta – remonta aos tempos ancestrais, mas foi no início da década de 1980, quando o Ministério da Agricultura, Floresta e Pescas  cunhou o termo, que a comunidade científica despertou para o potencial da medicina florestal naquele país que hoje tem mais de 60 “florestas base” – credenciadas para a prática Shinrin-yoku- e entre 2,5 a 5 milhões de praticantes anuais. 

No Ocidente, as duas práticas estão ainda numa fase de desenvolvimento embrionária, mas começam a surgir sinais de desenvolvimento. Em Shetland, um arquipélago escocês, desde 2018 que os profissionais de saúde de dois hospitais locais têm autorização do conselho do órgão de saúde pública da região - NHS Shetland - para “prescrever” natureza a pacientes com diabetes, doenças cardiovasculares e vários tipos de condições do foro mental. E, no estado alemão de Mecklenburg-Vorpommern, desde 2011 que a lei das florestas permite a classificação de “florestas curativas”, uma área em que o cluster do setor da saúde BioCon Valley, sediado em Rostock, está a trabalhar com médicos, investigadores, engenheiros florestais e outros profissionais ligados à saúde e silvicultura. 

Por cá, as I Jornadas de Natureza, Saúde e Bem-estar são o ponto de partida desta temática, mas o conjunto de oradores presentes no evento é demonstrativo do trabalho já desenvolvido no sentido de promover estas práticas de saúde e bem-estar baseadas na natureza e de as potenciar no contexto do turismo e da sensibilização e valorização das florestas. 

Além de vários especialistas em atividades de saúde e bem-estar baseadas na natureza, que irão partilhar a sua experiência e o trabalho desenvolvido, tanto a nível nacional como internacional, o evento contará com a presença profissionais do setor do turismo, profissionais e investigadores da área da saúde e personalidades do campo político. Uma mistura de valências, experiências e visões que permitirá ao público presente ficar com uma ideia da importância do tema, das suas ramificações para vários setores e da sua importância estratégica para o desenvolvimento do turismo, da sensibilização e valorização florestal e para a saúde e bem-estar. 

Download programa do evento: jpeg. pdf.

(*) O evento é gratuito, mas de inscrição obrigatória.   

 

Inscreva-se aqui

 

I Jornadas de Natureza, Saúde e Bem-estar | 28 Julho | Luso.

I Jornadas de Natureza, Saúde e Bem-estar | 28 Julho | Luso.

© iNature

Participantes

1º Painel - Banhos de Floresta - a nova tendência de bem-estar.

Alex Gesse Fundador do Forest Therapy Hub. É formador e mentor de guias do Euroepan Forest Therapy Institute, do qual é também cofundador. È terapeuta florestal certificado, consultor e autor de livros sobre o tema. (+

João Diniz Presidente do conselho de Administração do Grande Hotel de Luso, uma das referências nacionais do turismo de bem-estar.

Geeta Stilwell Fundadora da Renature e co-fundadora da Wellbeing Inspired by Nature é formadora e guia certificada de Terapia de Floresta pela Association of Nature & Forest Therapy.

2º Painel - A Natureza como catalisador de saúde e qualidade de Vida

Luís Fareleiro Diretor Executivo da Glamhealth, é um experiente consultor na área dos serviços de saúde. 

Karine Silva
Bióloga, investigadora do Departamento de Ciências do Comportamento do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto. 

Maria do Carmo Cachulo Cardiologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e Presidente da Delegação Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia. Exerceu docência na Universidade de Coimbra e Escola Superior de Tecnologia da Saúde, também em Coimbra. Escritora.

António Carvalho Formado em medicina geral e familiar é membro da direção da Fundação Portuguesa de Cardiologia (Delegação Centro) com especialização nas áreas da prevenção cardiovascular, medicina social, desportiva e saúde ocupacional.

3º Painel - Trilhos de futuro: Turismo e Natureza.

Paulo Fernandes Presidente da Destinature.  Autarca experiente - Presidente da Câmara Municipal do Fundão - desempenhou ao longo da sua carreira vários cargos em organismos públicos de desenvolvimento regional. 

Luís Coito Gestor de projetos na Direção de Apoio ao Investimento do Turismo de Portugal. Docente universitário. Mentor.

João Portugal Responsável pelo produto Turismo de Natureza no Departamento de Desenvolvimento e Inovação da Direção de Gestão do Conhecimento do Instituto de Turismo de Portugal. Docente universitário.

Sessão de encerramento

Jorge Brandão Vogal da Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO 2020). 

Isabel Ferreira Secretária de Estado da Valorização do Interior.  Foi Vice-presidente do Instituto Politécnico de Bragança e Diretora do Centro de Investigação de Montanha, docente universitária e é colecionadora de prémios de investigação científica nos campos da química e bioquímica.