Praia fluvial de Aldeia Viçosa. Foto: Vitor Oliveira.
A frescura é um bom motivo para uma escapada de verão à mais alta montanha de Portugal continental. A ciência diz que por cada mil metros de altitude, a temperatura do ar diminui 6,4 graus, mas se há atividade que refresca nesta época do ano é um bom mergulho nas águas frias e cristalinas que nascem na Serra da Estrela. Eis quatro sugestões que não pode perder este verão.
Localizada nas imediações da aldeia que lhe dá o nome, a Praia Fluvial de Aldeia Viçosa é alimentada pelas águas do rio Mondego, que nasce ali a alguns quilómetros, no Covão da Ponte, em pleno coração dos Montes Elísios, e desagua na Figueira da Foz.
COMO CHEGAR
Saiba como chegar à Praia Fluvial de Aldeia Viçosa a partir da sua localização
O rio Mondego é o quinto maior rio português e o maior que tem o seu curso inteiramente em Portugal. Ao longo dos seus 258 quilómetros de extensão gera vida, trabalho e inúmeros espaços de lazer como os cerca de dois hectares de área que perfazem o espaço da Praia Fluvial de Aldeia Viçosa.
Entre campos de futebol e voleibol de praia, escorrega aquático e vários serviços de apoio e diversão como o de aluguer de gaivotas, não falta nada nesta praia interior para um dia bem passado, seja para miúdos ou graúdos.
Para quem for com tempo recomenda-se um passeio por esta zona nordestina da Serra da Estrela. Os Passadiços do Mondego, na Guarda, a trinta minutos de distância em automóvel, são uma boa forma de conhecer melhor esta região do vale do rio Mondego.
CONTACTOS ÚTEIS
Junta de Freguesia de Aldeia Viçosa - 969 345 024 | Posto de Turismo da Guarda -
Espaçosa e divertida para toda a família.
A Praia Fluvial de Valhelhas situa-se na Estrada Nacional 232, entre a vila de Manteigas e a Autoestrada 23. É um convite aos veraneantes para conhecer o segundo maior rio exclusivamente português na sua fase mais embrionária. Aceite!
A praia tem amplos espaços verdes, extensos relvados com zonas de sombra, e trilhos e passadiços para pequenos e agradáveis passeios pelas margens. Tem o selo “Praia Acessível Praia para todos” e para quem for ou entretanto ganhar vontade de permanecer, o Parque de Campismo de Valhelhas, ali ao lado, é uma experiência tentadora.
COMO CHEGAR
Saiba como chegar à Praia Fluvial de Valhelhas a partir da sua localização.
Tal como o seu irmão, o rio Mondego, o Zêzere também nasce num “covão”, mais concretamente no Covão d’Ametade, um dos locais icónicos do Parque Natural da Serra da Estrela.
Dali, o rio Zêzere corre ao longo de 200 quilómetros até desaguar no rio Tejo, em Constância. Pelo caminho é uma das maiores fontes de vida e a origem do maior lago artificial do Centro de Portugal, a albufeira da Barragem de Castelo de Bode.
CONTACTOS ÚTEIS
Junta de Freguesia de Valhelhas - 969 511 882. Praia Fluvial de Valhelhas - 962 914 278.
Um segredo para guardar.
Na encosta este da Serra da Estrela, a Praia Fluvial da Lapa dos Dinheiros, na aldeia Lapa dos Dinheiros, concelho de Seia, é um cantinho encantador. Também conhecida por Praia da Ribeira da Caniça, devido ao aquífero que a alimenta, está situada no Souto da Lapa, um pequeno vale com acidentadas aflorações rochosas que originam cascatas e remoinhos encantadores.
Além do Galardão "Bandeira Azul" atribuído pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), a Praia Fluvial da Lapa dos Dinheiros detém também a chancela "Praia com Qualidade Ouro", atribuído pela Quercus, e é uma "Praia Acessível".
O espaço conta ainda com um bar, zona de refeições, sanitários e estacionamento.
COMO CHEGAR
Saiba como chegar à Praia Fluvial da Lapa dos Dinheiros a partir da sua localização
Ali perto, os caminhos que levam à Ponte da Caniça, ao Buraco da Moura e ao visível bosque de castanheiros – um dos maiores da zona –, convidam a um passeio pela floresta. Para os mais corajosos e aventureiros passa por ali a Rota da Caniça, um percurso pedestre que leva os caminheiros até à aldeia Lapa dos Dinheiros e pelos "Cornos do Diabo", uma curiosa formação geológica.
NOTA: É uma praia pequena, pelo que recomenda-se evitá-la aos fins-de-semana.
CONTACTOS ÚTEIS
União de Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros - 238 399 222.
Frescura à altura dos mais exigentes (ou corajosos).
Mais a Sul, a vila de Loriga brinda os seus visitantes com uma bela praia fluvial de poços e piscinas naturais alimentadas pela ribeira com o mesmo nome que desce do planalto da serra pelo Vale Glaciar de Loriga. Será preciso calor e coragem para mergulhar naquelas águas gélidas.
Inserida numa paisagem deslumbrante, os banhistas podem contar com infraestruturas de apoio que contribuem para uma visita confortável, incluindo zonas de sombra, bar, sanitários e áreas de lazer, e a qualidade inerente aos selos "Bandeira Azul" atribuído pela ABAAE e "Praia com qualidade Ouro", atribuído pela Quercus.
COMO CHEGAR
Veja no mapa como chegar à Praia Fluvial de Loriga a partir da sua Localização
Se for com tempo aventure-se. É uma região ótima para os adeptos das caminhadas. Sugerimos duas. A Rota da Garganta de Loriga, que desce do planalto até à vila e a Rota da Ribeira de Loriga que faz a ligação entre Vide e Loriga, duas aldeias de uma beleza paisagística extraordinária.
Atenção, apesar da altitude a que se encontram, podem tornar-se difíceis nos dias mais quentes, pelo que recomenda-se levar bastante água e protetor solar.
CONTACTOS ÚTEIS
Junta de Freguesia de Loriga - 238 953 178 | Posto de Turismo de Loriga - 238 951 175 | Posto de Turismo de Seia - 238 317 762
Fonte e fotos iNature, Aldeias de Montanha | junho 2025.