Dia dos namorados na natureza5 Sugestões iNature para o Dia dos Namorados

Este ano, ofereça natureza e crie o ambiente ideal para o romance

O amor pode ter pouco a ver com ciência, mas são vários os estudos que apontam a importância do ambiente nos momentos românticos. Um dos mais bem sucedidos é o ambiente natural. Pela tranquilidade que transmite, ajuda a diminuir o stress e aumenta a sensação de bem-estar, o que origina uma maior disposição para criar laços com outras pessoas. Se não acredita, experimente. No próximo Dia dos Namorados, surpreenda sua a cara metade com uma experiência romântica numa das áreas classificadas do Centro de Portugal. Eis uma mão cheia de sugestões. 

Dia dos Namorados cheio de charme e misticismo

A pouco mais de uma hora de Lisboa e mais perto ainda das cidades intermédias do Centro de Portugal, o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros oferece uma panóplia de experiências propícias para uma escapada romântica no dia dos namorados.

Lance a âncora no Luz Charming Houses, um alojamento de charme envolto num bosque místico, situado na cidade de Fátima. Dali pode visitar o Santuário de Fátima - a 5 minutos a pé - para uma experiência espiritual, as Grutas da Moeda, - a menos de 10 minutos de automóvel - onde poderão assistir à história geológica do Maciço Calcário que dá forma às Serras de Aire e Candeeiros ou visitar o Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios, onde poderão ver um trilho de pegadas de saurópodes, uns simpáticos gigantes que andaram por ali há 175 milhões de anos.

Aproveite para experimentar a gastronomia local, mas reserve um jantar romântico no hotel. O menu "Terra Rossa", inspirado na cozinha tradicional e confecionado com os produtos da época, tem o amor necessário para apaziguar o apetite. Depois das refeições, os espaços envoltos às casas do hotel, são o local ideal para deixar o romance fluir.

Quartos no Luz Charming Houses são um convite ao romance.

Interiores e exteriores do Luz Charming Houses são um convite ao romance.

Assistir à ante-estreia da primavera

A terra do silêncio pode ser um bom local para ouvir o amor. Deixe as malas no Colmeal Countryside Hotel. Inserido numa quinta com 650 hectares, nos arrabaldes de Figueira de Castelo Rodrigo, tem sauna, SPA, percursos pedestres e cicláveis próprios, um restaurante com a chancela dos chefs Vitor Sobral e Hugo Nascimento, e um programa especial para casais apaixonados.

Acreditamos que não haja muita vontade de sair do hotel, mas é imperdoável ir ao Vale do Côa e não visitar alguns dos locais mais emblemáticos da história, da cultura e da natureza da região.
Logo ali ao lado, a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo é um regresso ao passado e um cenário que assenta no ambiente desejado para o Dia dos Namorados.

Visitar o Museu do Côa é outra boa ideia. Ainda são uns 50 minutos de viagem de automóvel, mas com direito à ante-estreia da primavera. Por esta altura, as amendoeiras em flor já devem pintar a paisagem.

Para os casais mais aventureiros, fica o convite para um passeio pela Reserva da Faia Brava, para ficar a conhecer este projeto de conservação da natureza, ver as manadas de cavalos garranos e de vacas maronesas que ali vivem em estado selvagem. Olhe também para o céu. O Vale do Côa é território de aves planadoras rupícolas, como o grifo, o britango e a águia-real.

Espaço de Spa do Colmeal Coutryside Hotel, em Figueira de Castelo Rodrigo, é puro mimo.

Espaço de Spa do Colmeal Coutryside Hotel, é puro mimo.

Um oásis na paisagem raiana

Situada a pouco mais de meia hora da cidade de Castelo Branco, a Herdade do Clube de Tiro de Monfortinho proporciona um retiro romântico em pleno Geopark Naturtejo. Com mais de 500 hectares, piscina, lagoa, percursos pedestres e cicláveis próprios, e a possibilidade de fazer safaris para observar os animais selvagens da região - veados, corsos, javalis, raposas e aves várias -, a herdade é uma ótima escolha para uma escapada romântica em comunhão com a natureza.

Nas proximidades da herdade, as Termas de Monfortinho são um convite ao bem-estar. Uma massagem na estância termal é o mimo adequado ao momento. Numa vertente mais cultural e histórica, sugerimos uma vista à aldeia de Penha Garcia e um passeio pela Rota dos Fósseis, para ficar a conhecer a história desta região onde já esteve o mar. Uma visita à Aldeia Histórica de Monsanto, é outro passeio a equacionar neste dia tão especial que é o Dia dos Namorados.

Quarto de um chalé na Herdade do Clube de Tiro de Mnfortinho.

Chalés da Herdade do Clube de Tiro Monfortinho estão em total comunhão com a natureza.

Ambiente romântico com a melhor vista

Caracterizada pelos seus solos xistosos a norte e graníticos a sul, a montanha conhecida pelas cerejas que brotam nas suas encostas é uma varanda para a Cova da Beira e para a Serra da Estrela. Para apreciar as vistas, sugerimos a pernoita no Natura Glamping. Ficar instalado a quase mil metros de altitude num Domos Geodésico com lareira, jacuzzi, uma das melhores vistas da região e um conjunto de serviços associados - refeições, petiscos e massagens, por exemplo -, é um convite à preguiça.

Mas será um desperdício não aproveitar para passear de mão dada pela cultura e história da região. Mesmo sendo uma estada curta, Alcongosta e Alpedrinha, duas Aldeias de Montanha, e Castelo Novo, uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal, são três passeios leves e enriquecedores. Já a norte, as pitorescas aldeias ao longo do vale do rio Zêzere oferecem paisagens e tradições únicas. Como poderá ver aqui, o que não falta são coisas para ver e fazer nas imediações da Serra da Gardunha e oferecer um Dia dos Namorados pleno de natureza, cultura, história e, claro, de amor.

Miradouro da Pedra d'Hera, Fundão, Serra da Gardunha.

Miradouro da Pedra d'Hera, Fundão, Serra da Gardunha.

Perder-se de amores na floresta encantada

Apesar dos seus parcos 105 hectares, a Mata Nacional do Bussaco é um local de beleza ímpar e ambiente romântico que conquista o coração de qualquer visitante. A Mata tem uma rede de percursos pedestres, um centro de interpretação e jardins magníficos para namorar. Até tem alojamentos, mas para quem vai à vila de Luso em busca de romance, o Grande Hotel de Luso é o local ideal para ficar. O hotel tem até um programa para o Dia dos Namorados ou outras escapadas românticas sem data marcada.

Uma sugestão: experimentem um "banho de floresta" - serviço disponível no hotel - ou uma sessão de relaxamento nas Termas do Luso. Vai ver que até o amor flui melhor depois destas experiências.

Vale dos Fetos, um dos muitos jardins da Mata Nacional do Bussaco.

Vale dos Fetos, um dos muitos jardins da Mata Nacional do Bussaco.

@iNature. Fotos Takemedia e alojamentos. Sugestões para um dia dos namorados em plena natureza.